Serviços

Sistemas hidráulicos

Uma vez detectado o princípio de incêndio, o mesmo deve ser prontamente combatido. Sistemas hidráulicos automáticos de combate a incêndio, projetados, instalados e mantidos adequadamente, proporcionam um efetivo e imediato combate, salvaguardando vidas e patrimônios, garantindo a continuidade operacional dos negócios.
Para cada risco e situação existe, dentro dos critérios de engenharia, o mais adequado sistema de combate a incêndio; utilizando equipamentos aprovados “FM/UL”, a GAMAFIRE, integradora autorizada TYCO®, conta com profissionais aptos a desenvolver a melhor solução caso a caso, bem como implantar o sistema mais compatível, podendo o mesmo ser de atuação automática, manual mecânica ou manual elétrica.

Dentre os sistemas, destacamos:
– Sistemas de Bombeamento (Casa de Bombas);
– Sistemas de Abastecimento (Reservatório de Água);
– Sistemas de Combate a Incêndio por Sprinklers;
– Sistemas de Combate a Incêndio por Hidrantes;
– Sistemas de Combate a Incêndio por Water Spray/ Dilúvio;
– Sistemas de Combate a Incêndio por Espuma;

 

CASA DE BOMBAS

O Sistema de Bombeamento (Casa de Bombas) é responsável pelo abastecimento hidráulico dos demais Sistemas.

O Sistema é desenvolvido para garantir a sucção do reservatório de água e prover os Sistemas com volume e pressão necessária estabelecida pelo Projeto/Cálculo hidráulico.

Normalmente composta por um conjunto Moto Bomba Diesel e por uma Bomba elétrica, tipo jockey, o Sistema entra operação automaticamente quando a queda de pressão for caracterizada pela abertura de Bicos de Sprinklers e ou pontos de Hidrantes.

 

RESERVATÓRIO DE ÁGUA

Os Reservatórios de Água são projetados e construídos para garantir o volume de água estabelecido pela Memória de Cálculo, considerando vazão e tempo de operação dos Sistemas Hidráulicos. Necessariamente os volumes definidos devem ser exclusivos para o Sistema de Proteção contra incêndio

 

SPRINKLERS

O Sistema de Sprinklers tem o objetivo de Extinguir/Controlar um incêndio de forma rápida e automática, logo no seu princípio, dispensando a intervenção humana e evitando a sua propagação e descontrole. Com atuação automática, a Extinção/Controle se dá pela rápida e contínua descarga de água aplicada diretamente e SOMENTE no Material/Área em Combustão.

Os Bicos de Sprinklers são constituídos de um corpo, um Elemento Sensível e um Defletor. Instalados nas Áreas com espaçamentos específicos em função do risco a ser protegido, os Bicos de Sprinklers são controlados por Conjuntos de Válvulas de Governo e Alarme.

Em caso de Incêndio, onde a temperatura se eleva acima de um limite pré-determinado se dá o rompimento do elemento sensível provocando a imediata liberação de água, que em função da pressão e em contato com o defletor é espargida em forma de chuva profusa sobre o foco de incêndio e com a densidade projetada provoca sua Extinção/Controle

 

DILÚVIO

O sistema fixo automático de dilúvio utiliza água sob pressão e tem a função de descarregar a água simultaneamente por todos os projetores para atingir a cobertura completa da área sinistrada.

Uma vez detectado o princípio do Incêndio pelos detectores o sistema provocará a imediata abertura da válvula de dilúvio, conduzindo o agente extintor (ÁGUA) diretamente a área protegida.

O Sistema é projetado de maneira tal que toda a superfície da área protegida esteja coberta pela de atuação dos projetores, garantindo a total nebulização e realizando dessa forma o resfriamento, a dispersão dos gases e também o abafamento da superfície em chamas.

 

HIDRANTES

O Sistema de Hidrantes é composto por Pontos distribuídos estrategicamente nas Áreas, levando-se em conta, distância, lay out e risco protegido. Composto basicamente por Abrigos, Válvulas, Mangueiras e Esguichos, o Sistema de Hidrantes é operado de manualmente e destinado para atuação no combate e resfriamento.

 

ESPUMA

O sistema de Espuma tem a função de potencializar o combate à incêndio, reduzindo a quantidade necessária de água para controlar um sinistro.

Basicamente são operados por Proporcionadores de Espuma que tem a função de dosar o porcentual de LGE (Líquido Gerador de Espuma) a ser misturado com a água no momento do Combate. Os Sistema dosadores podem ser com; Tanques diafragmas; Tanques atmosféricos e Proporcionadores tipo FireDos.

O sistema pode ser conjugado com Sistemas de Sprinklers, Projetores, Câmara de Espuma, Hidrantes e Canhões.